29/07/2019 22:59

#Prontofalei inspira jovens a inovar e trabalhar de maneira colaborativa no mercado financeiro.

_prontofalei.jpg

Ao longo de um dia repleto de atividades num espaço de coworking localizado no Lago Norte em Brasília, jovens funcionários da Caixa puderam debater sobre as mudanças que o mundo apresenta, as inovações tecnológicas e os desafios que estão por vir. E dois funcionários filiados a Apcef/PA puderam ir a convite da entidade participar desse evento de um dia – o #Prontofalei, realizado no dia 20 de junho na Capital Federal.

As Apcefs (Associação do Pessoal da Caixa Econômica Federal) de todo o país convidaram jovens funcionários para passarem um dia juntos trocando informações, experiências e exercitando a cultura colaborativa. Coletividade inclusive sendo um dos motes do #Prontofalei, uma iniciativa inédita que deixou Dione Pereira Lima, 34, bem empolgado com as possibilidades que se apresentaram – como utilizar a tecnologia para melhorar a performance no ambiente de trabalho.  

“Numa das primeiras entrevistas, o especialista [sociólogo Sergio Amadeu da Silveira] falou sobre inteligência artificial, coleta de dados e a internet das coisas como um celular que controla diversas operações ou um pendrive com bibliotecas inteiras. Como as informações estão na palma da nossa mão realmente me instigou, além de pensar junto com todos ali como podemos avançar junto com a tecnologia”, aponta o bancário, que atua desde 2013 na agência Caixa em Marabá.

O formato do evento já foi diferente em seu bojo, com o apresentador do Altas Horas da Rede Globo, Serginho Groisman, fazendo mediação entre o público, os empregados caixa e especialistas convidados, bem no formato do programa. Essa forma descontraída foi elogiada por Dione, assim como o estímulo a interação entre os próprios empregados, a troca de experiências. “Eu pude compreender quais as dificuldades dos colegas em agências localizadas no Sul por exemplo, que são distintas das que nós temos aqui no norte, a tecnologia distinta mas também como podemos usar as ferramentas tecnológicas para nos mantermos em rede e nos auxiliarmos”, acrescenta.

Juventude em foco – Ao longo do dia, as interações nas redes sociais da Fenae foram projetadas em tempo real em um telão e o designer Wagner Soares registrava as atrações do evento, as falas dos convidados e temáticas debatidas em painéis que eram apresentados a cada bloco na forma de uma arte resumida. Há sete anos empregada da caixa, Adria Rafaella guarda diversos momentos da vivência no #prontofalei, ensinamentos que trouxe consigo e que pretende aplicar na agência da Pedro Miranda, localizada em Belém.

Ela ressalta que a acolhida por parte de Raquel Weber, Diretora de Juventude da Fenae, foi fundamental para que todos se sentissem próximos e à vontade para expor seus pontos de vista e compartilhar histórias, fazer questionamentos. “Aproveitei as rodas de diálogo que foram super bem desenvolvidas para pensar de que maneira posso aplicar uma coisa ou outra em diferentes aspectos da minha rotina no mercado financeiro. Foi importante poder ser ouvida também e mesmo no aeroporto, eu já comecei a interagir e estabelecer conexões com funcionários que não conhecia até então, além de estreitar laços. O próprio staff do evento se surpreendeu como as participações foram boas então o #prontofalei foi favorável para nós e a própria instituição”, assinala a funcionária de 28 anos.

Para o presidente da Apcef/PA, Alberto Henrique Araújo, o #prontofalei é mais uma ideia pioneira pensada pelas Apcefs em parceria com a Fenae que tem tudo para prosperar, incentivando uma gama cada vez maior de jovens funcionários da Caixa a inovarem e se aperfeiçoarem. “Instigar e provocar os jovens empregados da Caixa a olharem para o futuro, discutirem sobre comunicação digital, comportamento, tecnologia e inovações é algo importante e que nós valorizamos. O espírito colaborativo, as palestras e toda a programação a qual eles tiveram acesso somam muito para a trajetória profissional e o dia a dia nas agências”, opina o presidente.

O #Prontofalei foi idealizado para os jovens empregados da Caixa com o objetivo de inspirar a reflexão dos impactos da inovação tecnológica na vida da sociedade. O evento, aconteceu em Brasília no sábado dia 20 e foi, nas palavras do presidente da Fenae, uma maneira contundente de expressar união e defender a Caixa para o novo bancário, que está iniciando a carreira na instituição financeira.

Dione.jpg

 

Rafaella.jpg

 

 

Vídeo do Evento: clique aqui

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Compartilhe