28/03/2020 22:37

Boletim do Sindicato dos Clubes Sociais do Pará.

undefined

 

BOLETIM 004/2020

 

O SINDICLUBES faz apelo aos Associados dos Clubes paraenses

 

O Sindicato dos Clubes Sociais do Pará – SINDICLUBES – enquanto entidade de sindical de representação patronal registrado no Ministério do Trabalho e Emprego com o código sindical 559.843.26656-4 e que existe com objetivo de Coordenar, Colaborar, Proteger e Representar a categoria Patronal dos Clubes Sociais, Civis e Militares em todo o território do Estado do Pará, através de sua Diretoria Executiva manifesta-se alinhada aos esforços da Organização Mundial de Saúde, - OMS e às Organizações Governamentais brasileiras na prevenção e no combate à pandemia do Coronavírus (COVID-19).

 

E considerando os graves riscos aos quais os Associados e Colaboradores estariam submetidos com a frequência social, esportiva e cultural no ambiente de convivência social em nossos clubes que, de maneira corajosa e inédita porém com grandioso senso de responsabilidade, as Diretorias dos clubes filiados ao SINDICLUBES deliberaram pela suspensão das atividades sociais por conta dos riscos que a pandemia do Coronavírus está nos submetendo.

 

A epidemia da Covid-19 está entre os maiores desafios enfrentada pela humanidade em décadas. Além de demandar complexas estratégias dos serviços de saúde, possivelmente resultará em crise econômica sem precedentes. E os clubes sociais e esportivos, como instituição, não estão imunes às consequências, assim como seus associados e colaboradores, inseridos neste contexto de incertezas.

 

A Diretoria do SINDICLUBES tem acompanhado os gigantescos esforços, desde a formatação deste quadro adverso, que os Dirigentes de clubes estão dedicando não parando de trabalhar, na busca pelas melhores soluções.

 

Não podemos, no entanto, cair na armadilha do discurso simplista enquanto encaramos um problema jamais imaginado. Diante desse quadro de grandes desafios, os dirigentes de clubes em força tarefa ligados à todos os setores, desde o atendimento passando pelas áreas de finanças e planejamento, analisam profundamente as contas dos seus Clubes, com o objetivo de adequar o orçamento de 2020 à nova realidade.

 

Todos os compromissos foram analisados, avaliando que gastos podem ser postergados ou cortados e que remanejamentos podem ser realizados, inclusive processando as despesas e investimentos que serão adiados, enquanto se reorganizam.

 Um importante obstáculo para a conclusão desta tarefa é a instabilidade do cenário atual, cuja duração ainda não tem como prever. Outro ponto a ser considerado na dificuldade para a efetivação dos cálculos é a indefinição das medidas governamentais, principalmente em questões trabalhistas que poderiam ter agudo impacto em nossa situação financeira.

 

 

Como bem sabem, os Clubes têm a conformação condominial, em que os Associados pagando as SUAS MENSALIDADES EM DIA, contribuem para a satisfação das despesas.

 

Vale lembrar que, com a interrupção dos serviços de atendimento à convivência social dos Associados, as obrigações para com a preservação do patrimônio dos clubes, embora diminuídos, não cessaram, tais como: segurança e vigilância, limpeza e higienização das áreas comuns e piscinas, consumo de água, energia e gás, manutenção dos equipamentos de bares e restaurantes, elevadores e ar-condicionado, enfim....

 

As receitas que contribuem para o custeio dos serviços elencados acima cessarão durante esse período, visto que cessarão as receitas provenientes de eventos promovidos pelo clube, dos bares e restaurantes, de novas taxas de admissão e da locação dos salões de festas e buffets que já estavam contratados.

 

Em resumo, a falta dessas receitas ocasionará considerável ônus às reservas financeiras dos nossos clubes, quadro este que pode se agravar, caso ocorra a duração mais prolongada da pandemia.

 

Nesse sentido, o SINDICLUBES faz um apelo à SOCIEDADE PARAENSE que siga colaborando e com ESPECIAL COMPREENSÃO nesse gravíssimo momento da crise do

 

CORONAVIRUS, MANTENHA EM DIA O PAGAMENTO DAS CONTRIBUIÇÕES ASSOCIATIVAS em seus clubes na certeza de que juntos venceremos esta crise.

   

O SINDICLUBES é filiado a FENACLUBES e tem parceria com o Sindi Clube SP

 

             

Salatiel Pereira Campos

Presidente

 

 

 

           Travessa do Chaco 2528 CEP 66.093-543 Marco Belém Pará

 

 

Compartilhe